DRGE (adultos)
O esôfago é um tubo que transporta alimentos da boca para o estômago. Uma válvula, o esfíncter esofágico inferior (EEI) impede que o ácido do estômago flua para cima. Às vezes, essa válvula não funciona corretamente. Em seguida, o conteúdo do estômago pode fluir de volta para o esôfago (refluxo). Quando acontece repetidamente, é chamada de DRGE (doença do refluxo gastroesofágico). A DRGE pode irritar o esôfago. Pode causar dor. Também pode causar problemas de deglutição ou respiração. Em casos graves, a DRGE pode causar pneumonia reincidente. Isso ocorre ao respirar partículas (aspiração) que estão no conteúdo refluxo do estômago. A DRGE pode levar a outros problemas de saúde, tais como:

Os sintomas de refluxo incluem queimação, pressão ou dor aguda na parte superior da barriga (abdômen). Os sintomas também podem estar no meio a inferior do tórax. A dor pode se espalhar para o pescoço, costas ou ombro. Você pode ter:
Os sintomas da DRGE ocorrem frequentemente no dia seguinte a uma grande refeição. Eles também podem ocorrer à noite ao se deitar.
Cuidados em casa
Mudanças no estilo de vida podem ajudar a aliviar os sintomas. Seu profissional da saúde também pode receitar medicamentos. Os sintomas geralmente melhoram com o tratamento. Mas se o tratamento for interrompido, os sintomas geralmente retornam após alguns meses. A maioria das pessoas com DRGE terá que continuar o tratamento. Ou podem precisar de tratamento de vez em quando.
Alterações no estilo de vida
-
Limite ou evite alimentos gordurosos, fritos ou apimentados. Limite também o café, chocolate, hortelã e alimentos com alto teor de ácido. Entre ele, tomates, frutas e sucos cítricos (laranja, toranja e limão).
-
Não faça refeições grandes, especialmente à noite. Refeições frequentes e menores são mais apropriadas. Não se deite logo após comer. E não coma nada 3 horas antes de ir deitar.
-
Não consuma álcool ou fume. Mantenha-se afastado de pessoas que estão fumando para evitar o tabagismo passivo.
-
Se você estiver com sobrepeso ou obeso, perder peso pode ajudar a reduzir os sintomas.
-
Não use roupas justas na área do estômago.
-
Se seus sintomas ocorrerem durante o sono, use uma cunha de espuma para levantar a parte superior do corpo, não apenas a cabeça. Ou coloque blocos de 10 cm sob a cabeceira da sua cama. Ou use 2 suportes de cama sob a base da cama.
-
Converse com seu profissional da saúde se tiver problemas para fazer as mudanças de estilo de vida sugeridas. Eles podem oferecer outros recursos para ajudar.
Medicamentos
Os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas da DRGE. Eles também ajudam a prevenir danos ao esôfago. Fale sobre um plano de medicamentos com seu profissional de saúde. Esse plano pode incluir um ou mais destes medicamentos:
-
Antiácidos. Eles ajudam a neutralizar os ácidos estomacais.
-
Bloqueadores de histamina ou H2. Eles diminuem a quantidade de ácido que seu estômago produz.
-
Inibidores da bomba de prótons (IBPs). Esses medicamentos reduzem a quantidade de ácido que é produzido melhor do que os bloqueadores de H2.
-
Agentes procinéticos. Eles aceleram a digestão alimentar para diminuir a chance de refluxo. Eles são geralmente prescritos juntamente com bloqueadores de H2 ou IBPs.
Tome um antiácido 30 a 60 minutos após comer e na hora de dormir, mas não ao mesmo tempo que um bloqueador de ácido. Tente não tomar medicamentos como ibuprofeno e aspirina. Se você tomar aspirina para o seu coração ou outros motivos de saúde, converse com seu profissional da saúde sobre se você deve continuar a tomá-la. Algumas pessoas podem precisar de cirurgia para DRGE.
Cuidados de acompanhamento
Faça o acompanhamento com seu profissional da saúde ou conforme recomendado.
Quando procurar aconselhamento médico
Ligue para o seu profissional de saúde se:
-
A dor de estômago piora ou se move para a parte inferior direita da barriga (área do apêndice)
-
A dor torácica aparece ou piora, ou se espalha para as costas, pescoço, ombro ou braço
-
Um medicamento vendido sem receita médica não alivia seus sintomas
-
Perda de peso que não pode ser explicada
-
Problemas ou dor ao engolir
-
Vômito frequente (não consegue manter os líquidos)
-
Sangue nas fezes ou vômito (vermelho ou preto)
-
Sensação de fraqueza ou tontura
-
Febre de 38 °C ou mais, ou conforme indicado pelo seu profissional da saúde
-
Os sintomas pioram ou você tem novos sintomas